O Museu de Arte Contemporânea mal completou vinte anos e já virou símbolo máximo de Niterói, substituindo na função, inclusive, o ícone anterior da cidade, a estátua do índio Arariboia, aquele paradão lá em frente à estação das barcas da cidade. Logo, não é surpresa que a construção em forma de flor de lótus tenha servido de cenário para algumas produções de cinema e TV.
Já aprendemos sobre a história do museu e suas atividades. Agora, é hora de descobrirmos que histórias foram contadas com a ajuda dele.
As Brasileiras – A Apaixonada de Niterói
O episódio niteroiense da série que trazia a diversidade das nossas mulheres contava a história de Monique (Letícia Sabatella), que acredita estar sendo traída por seu marido, Marcelo (Caco Ciocler), e decide fazer de tudo para reconquistá-lo. Resolve, inclusive, contratar os serviços de uma vidente, a Mãe Vitória (Camila Morgado). O episódio tem algumas cenas rodadas na cidade e tomadas aéreas - o MAC, é claro, aparece em várias delas.
[caption id="attachment_4075" align="aligncenter" width="1024"]
Beleza Pura
A novela das 19h contava a história do romance conturbado entre o engenheiro aeronáutico mulherengo Guilherme (Edson Celulari) e a dermatologista Joana (Regiane Alves). Conturbado por causa da apaixonada e desprezada Norma (Carolina Ferraz) - caso não esteja ligando nome à personagem, a vilã é dona do bordão e posterior meme "Eu sou ricaaaaa!”. Com a trama ambientada em Niterói, não faltaram cenas gravadas na cidade. E, claro, o MAC estava entre as locações favoritas. Antes mesmo de a novela estrear, o museu já aparecia nas chamadas em uma cena envolvendo a vilã, que divava sua maldade e luxo no belo pátio.
[caption id="attachment_4076" align="aligncenter" width="1024"]
O ponto alto foi o casamento do casal protagonista, realizado no pátio do museu, com grande parte do elenco como convidados e a bela vista para o Pão de Açúcar que o museu oferece terminando de enfeitar o quadro. Não é para qualquer casal uma locação dessas!
[caption id="attachment_4077" align="aligncenter" width="1024"]
O Homem do Futuro
O MAC também aparece nas telonas, e a melhor participação dele no cinema é, com certeza, na ficção científica nacional O Homem do Futuro. O protagonista Zero (Wagner Moura) descobre um jeito de viajar no tempo e “consertar o passado”. Em umas das realidades alternativas criada por suas viagens, ele, agora milionário, decide presentear sua amada Helena (Alinne Moraes) com uma casa.
[caption id="attachment_4079" align="aligncenter" width="1024"]
Qual não é a surpresa, quando descobrimos que tal “humilde residência” é nada menos que o Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Além de uma cena no pátio o casal ainda engaja uma “DR” dentro do museu, em frente as suas janelas panorâmicas. Quem não queria um lar doce lar como esse? Infelizmente só na ficção.
[caption id="attachment_4078" align="aligncenter" width="1024"]
Ficou com vontade de conhecer o Museu de Arte Contemporânea de Niterói? Já mostramos como é uma visita ao MAC aqui no blog. Reconheceu o museu em outras produções? Ou queria vê-lo nas telas mais vezes? Conte para a gente!
Museu de Arte Contemporânea – MAC
Mirante da Boa Viagem, s/n, Boa Viagem, Niterói
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h. Agendamentos: segunda a sexta, das 10h às 18h
Ingresso: R$ 10. Meia entrada para estudantes, jovens até 21 anos, professores e idosos a partir dos 60 anos. Residentes ou nascidos em Niterói, crianças até 7 anos, representantes e estudantes da rede pública de ensino, visitantes que chegam de bicicleta não pagam ingresso
Entrada franca para todos os públicos às quartas-feirasMais informações no site oficial
0 Comentários